A cada dois anos, a Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) realiza o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, cujo objetivo é divulgar os trabalhos, descobertas e inovações identificados durante cada biênio.
Em 2016, o Congresso foi realizado em Curitiba – PR, entre 22 e 26 de Agosto, no recinto da Expo Unimed. No último do evento, ocorre o jantar de encerramento, em que a SBCPD promove a tradicional homenagem aos profissionais que se destacaram nas diversas áreas de atuação relacionadas à Ciência das Plantas Daninhas.
Na categoria “Prêmio Destaque Jovem Pesquisador” foi homenageado o Prof. Dr. Saul Jorge Pinto de Carvalho, docente do IFSULDEMINAS – Campus Machado. O Prof. Saul atua na Ciência das Plantas Daninhas desde 2003, com reconhecida produção científica, contando com artigos, capítulos de livros e diversas participações em eventos. Desde 2009 atua como docente no IFSULDEMINAS, campus Machado.
SAUL – “Esta homenagem é um importante reconhecimento quanto aos trabalhos que foram realizados durante estes 13 anos dedicados à Ciência das Plantas Daninhas. Foram diversas pesquisas desenvolvidas e publicadas, envolvendo herbicidologia, biologia e manejo de plantas daninhas”.
Os prêmios concedidos em 2016 foram:
– Destaque Ensino: Prof. Mauro Rizzardi – Universidade de Passo Fundo
– Destaque na Extensão: Prêmio Compartilhado
– Dr. Marcelo Nicolai – Agrocon Assessoria Agronômica
– Prof. Dr. Lino Roberto Ferreira – Universidade Federal de Viçosa
– Destaque na Pesquisa: Prof. Dr. Aldo Merotto Júnior – Univ. Federal do Rio Grande do Sul
– Destaque Jovem Pesquisador: Prof. Dr. Saul Jorge Pinto de Carvalho – IFSULDEMINAS, Campus Machado
– Destaque na Indústria: Rogério Rubin – Dow AgroSciences
– Destaque na Pós-Graduação: Me. Arthur Arrobas Martins Barroso – Unesp – Jaboticabal